A desmoralização dos bombeiros civis pelos bombeiros militares do DF

Por: Cléia Araújo

Cor de uniformes dos bombeiros civis e militares gera polêmica e é discutida em audiência pública

Bombeiros civis se reunem para falar sobre o assunto.

Bombeiros civis se reunem para falar sobre o assunto.

No início deste ano, os bombeiros civis “antigos brigadistas”, tiveram a sua profissão regulamentada pela Lei Federal número 11.901/09. Originada pelo ex-deputado distrital, Augusto Carvalho (PPS/ DF), que segundo ele “é bombeiro civil o profissional que exerce em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio”.

A polêmica está na cor do uniforme que os bombeiros civis usam que por sua vez são amarelos, praticamente iguais aos usados pelos bombeiros militares para combate a incêndios.

Durante toda a manhã do último dia 20 de maio o assunto foi discutido em audiência pública, incentivado pela Deputada Jaqueline Roriz (PSDB). Agora a empresa que decide qual será o modelo, tecido e a cor do novo uniforme.

Francisco José, Chefe de brigada da Procuradoria Geral da República, conta que particularmente gostou da mudança e em alguns pontos concorda com o CBMDF que usou o argumento de que estão usando uniforme amarelo até nos bares bebendo, fotos comprovam isso. Francisco participou da Audiência, mas viu que não há mais o que fazer para impedir que o uniforme mude e que já aprovou o uniforme adotado pela PGR. “O CBMDF tem seus motivos, de certa forma eles têm razão, o que me influenciou na profissão de Chefe de brigada foi o compromisso com a vida e não a cor do uniforme”, completa. Francisco José trabalha na área há sete anos e afirma que gosta da profissão. Veja aqui uma matéria sobre o assunto.

Atualmente, um bombeiro civil ganha um salário de R$1800mil, um chefe de brigada ganha 20% a mais e que este ano tiveram um reajuste de 8% sobre o salário.

Por um outro lado, o Sindicato dos Bombeiros civis do DF defendem a continuação do uso dos uniformes amarelos. Assim então ficou decidida na audiência, a criação de uma comissão que conta com representantes dos bombeiros civis e militares, da entidade patronal, de assessores dos deputados e do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Profissão do Bombeiro Civil (Inadebop), com a finalidade de encontrar uma solução conciliatória.

About these ads

7 Comentários »

  1. Paulo César da Mata Cavalcante said

    Convocamos todos os companheiros a se manifestar contra a Assembléia de aprovação do Sindicato de Vigilantes Bombeiros Civis e a se unir aos trabalhadores no Sindicato que realmente os representa: o SINTRABOMBEIROS-DF (Sindicato de Empregados de Bombeiros Civis do DF)!!! Não perca a chance de lutar pelos seus direitos!!!

  2. Leila said

    Porque aprovaram o uniforme amarelo dos BC em 2003 se alegam semelhança?As próprias escolas fazem comércio dos uniformes,se isso é ilegal, porque o CBM-DF não toma providências,querem punir apenas os BC?Acharam que íamos comprar os uniformes e engordar o bolso dos donos das escolas que são militares do CBM-DF e que nunca íamos usá-lo p/trabalhar?Foi aí que deixamos de ser interessantes?Deixo aqui minha indignação,comprei e paguei meu uniforme e nunca me falaram que eu não poderia usá-lo,agora me tiram ele como se fosse pano de chão! Porque não implicam com os bombeiros hidrálicos? Padronização já!

  3. Marcos said

    Esta e outras polêmicas cada dia que passa “fede mais”. Estou “clicando sempre na mesma tecla”, mas até agora não entendo o porquê de tanta perseguição por parte do CBMDF. Será que estamos encomodando tanto? Em relação ao uniforme estou inconformado com a decisão do MP, afinal, em 2004, a DST liberou a padronização e uso do uniforem amarelo e aí volto a “teclar a mesma tecla”: Por que só após a regulamentação do projeto de lei da profissão de Bombeiro civil eles decidiram proibir o uso?. Pelo que parece, tudo indica que vem mais bomba por aí.

  4. AIRTON ADELINO DO NASCIMENTO said

    porque smpre que tem uma nova profissão sempre tem estas confusão,porque os bombeiros civil so veio para ajudar os bombeiro militares ,e tambem as grandes empresas e grandes eventos,e tambem somos treinados por militares,e quando vai chegar em goiania os uniformes dos bombeiros civil sem mais .

  5. alex ronieri barros said

    Esse negocio de uniforme, deveria ser todos no mesmo padrao,de uma mesma cor,porque tem empresa com uniformes orriveis que parece de faxineirostemos,temos que correr por um uniforme mais operacional.

  6. Nilton said

    É pacífico que o trabalho do Bombeiro Civil tem seu espaço garantido, contudo há que observar o profissionalismo, devem unir-se e escolher uma cor que os reconheça em todo o país sem confundi-los com o bombeiro público. Infelizmente, não sei qual o real motivo, de alguns bombeiros civis, insistem em manter o uniforme muito semelhante aos dos militares. Não é a cor amarela, é a cor do serviço público. Em São Paulo, em alguns casos fica dificil distinguir, pois alguns bombeiros civis usam até os brevês muito semelhante aos padronizados pelo Corpo de Bombeiros como insignias oficiais de seus cursos.
    Ser bombeiro é antes de mais nada, o desejo de ajudar e socorrer pessoas, muitas vezes em condições adversas, mas com treinamento e técnicas adequadas, reconhecidas e aprovadas, minimizando os efeitos danosos do evento crítico.
    O trabalho com qualidade fará com que gradativamente a população reconheça o bom trabalho prestado pelos bombeiros civis, contudo sempre deverão estar ligados ao serviço público, por uma questão legal de atribuições.
    Meus sinceros respeito à classe.
    Convido-os a ler os artigos:

    http://securanza.blogspot.com/2009/12/o-uniforme-de-bombeiro-civil-autor.html

    http://securanza.blogspot.com/2009/12/o-servico-de-bombeiros-e-o-bombeiro.html

  7. BOMBEIRO CIVIL PALACIO BURITI said

    bombeiro milita do DF so querem ostentar os melhores do PAIS ou os diferentes
    em outros estados o BOMBEIRO CIVIL E RESPEITADO E TRABALHA JUNTO COM OS VERDADEIROS BOMBEIROS MILITARES QUE GANHAM MENOS E EXERCEM A PROFISSAO DE VERDADE..
    BRASILIA E SO VAIDADE. FICAM MAIS DENTRO DO QUARTEL DO QUE TRABALHAM
    AO CONTRARIO DOS BOMBEIROS CIVIS QUE ESTAO ESPALHADOS PELOS SHOPINGS, EDIFICIL PUBLICO, EVENTOS FESTAS RALANDO P AJUDAR O PROXIMO COM O ESPIRITO SOLIDARIO, E A COMPRAR A MISTURA P DENTRO DE CASA.
    BOMBEIROS MILITARES FORA DE SERVIÇO AINDA SAO NEGLIGENTES.
    PARABENS AOS BOMBEIROS CIVIS.

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: